Seguidores

Translate

Wikipedia

Resultados da pesquisa

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Curso PIPAS UFF




















PEDAGOGIA SOCIAL PARA O SÉCULO XXI: A Formação inicial e permanente de professores de crianças em situação de vulnerabilidade social
RESUMO:  Este é um Curso de Extensão que tem por finalidade instaurar um diálogo entre a escola e a formação de professores de crianças em situação de vulnerabilidade social. Historicamente no Brasil essas crianças vêm sendo desconsideradas, desprestigiadas e desprotegidas nas mais diversas instituições e, em especial, a educacional, onde prevalecem as formas de agir e de pensar que tem por base um paradigma que as exclui, pois compartilha de um entendimento afastado da realidade sobre o que vem a ser uma criança trabalhadora, seus familiares, suas formas de organização familiar, seus rituais de existência, seus textos e contextos. Frutos de uma ação dolosa de invisibilidade social, elas são as crianças pelas quais luto e trabalho há mais de três décadas, nos mais variados níveis de ensino. Ao longo desse período ficou evidente a necessidade da construção de um olhar para a formação de professores comprometidos com esta parcela da população brasileira que vem crescendo de forma assustadora, chegando à escola e obrigando-a a repesar- se. Nossa maior inquietação se traduz na possibilidade de investigar quais as formas de compreensão sobre as crianças em situação de vulnerabilidade social habitam o imaginário dos educadores, para com eles dialogar, ensinar e aprender sobre possibilidades de construção de outra prática, de outra escola, a partir de outra lógica para que ambos, educadores e educandos obtenham sucesso em suas ações.
O Curso de Extensão: “PEDAGOGIA SOCIAL PARA O SÉCULO XXI” é uma iniciativa do projeto: “Formação Inicial e Permanente de Professores de Crianças em Situação de Vulnerabilidade Social” (PRODOCÊNCIA – PROGRAD – UFF). Nossos objetivos são: Propor reflexões acerca da formação inicial e permanente de Professores de crianças em situação de vulnerabilidade social; Promover práticas educativas valorizadoras das experiências inclusivas das crianças em situação Incentivar a superação do mito da•de vulnerabilidade social; existência sobre as crianças em situação de vulnerabilidade social; Iniciar educadores e futuros educadores no processo de autoconhecimento, apontando e despertando para a importância fundamental do autoconhecimento do Ser nas práticas educativas inclusivas e humanizantes. O curso: “Pedagogia social para o Século XXI” pretende oferecer aos participantes a possibilidade de vivenciar a Pedagogia social para este século e a sua aplicação no cotidiano escolar. Durante os encontros contaremos com exposições orais, trabalhos individuais e em grupos, oficinas, védeos-debate, troca de experiências, semonários, dentre outras, através das quais os participantes serão convidados ao exercício reflexivo acerca da Pedagogia Social através do autoconhecimento, do exercício do conhecimento do outro e dos contextos em que se encontram, tendo a Pedagogia social para o século XXI como pano de fundo. O curso também oferecerá orientação bibliográfica e farta distribuição do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), que possibilitará a todos os participantes um posterior aprofundamento da temática Pedagogia Social para o século XXI.

Acessado http://www.feuff.uff.br/index.php/pesquisa-e-extensao/374-pipas-grupo-de-ensino-pesquisa-e-extensao-de-formacao-inicial-e-permanente-de-educadores-de-criancas-em-situacao-de-vulnerabilidade-social acessado em 17/09/2014

O que é Pedagogia Social



Pedagogia Social é a Teoria Geral da Educação Social, portanto, área de conhecimento das Ciências da Educação. A Pedagogia Social constitui também a base teórica para as práticas de Educação Popular, Educação Sociocomunitária e práticas de Educação não escolares. Assim como a Pedagogia Escolar, para fundamentar suas práticas de Educação Escolar se serve de uma Teoria Geral da Educação Escolar, a Pedagogia Social  se serve da Teoria Geral da Educação Social. Ambas são necessárias para a viabilizar a concepção de uma Educação integral, integrada e integradora. O campo de trabalho da Pedagogia Social é a Educação Social, que se faz ao longo de toda a vida, em todos os espaços e em todas as relações.
Acessado http://pedagogiasocialbr.wordpress.com/ em 16/09/2014