COMPREENDER A DIFERENÇA:
TRANSVERSALIDADE E INTERDISCIPLINARIDADE:
A interdisciplinaridade questiona
a segmentação entre os diferentes campos de conhecimento, produzindo por uma
abordagem que não leva em conta a inter-relação e a influência entre eles —
questiona a visão compartimentada (disciplinar) da realidade sobre a qual a
escola, tal como é conhecida, historicamente se constituiu. Refere-se,
portanto, a uma relação entre disciplinas.
TRANSVERSALIDADE:
A transversalidade diz respeito à
possibilidade de se estabelecer, na prática educativa, uma relação entre
aprender na realidade e da realidade de conhecimentos teoricamente
sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real
(aprender na realidade e da realidade).
INTERDISCIPLINARIDADE:
Se fundamenta na crítica de uma
concepção de conhecimento que toma a realidade como um conjunto de dados
estáveis, sujeitos a um ato de conhecer isento e distanciado;
Aponta a complexidade do real e a
necessidade de se considerar a teia de relações entre os seus diferentes e
contraditórios aspectos.
Mas difere da transversalidade,
uma vez que se refere a uma abordagem epistemológica dos objetos de
conhecimento, enquanto aquela diz respeito principalmente à dimensão da
didática;
Na prática pedagógica,
interdisciplinaridade e transversalidade alimentam-se mutuamente;
Por essa mesma via, a
transversalidade abre espaço para a inclusão de saberes extraescolares,
possibilitando a referência a sistemas de significado construídos na realidade
dos alunos.
Os Temas Transversais, portanto, dão sentido social a
procedimentos e conceitos próprios das áreas convencionais, superando, assim, o
aprender apenas pela necessidade escolar.