Seguidores

Translate

Wikipedia

Resultados da pesquisa

terça-feira, 30 de maio de 2017

STACEY BESS - A PEDAGOGA SOCIAL QUE FAZ A DIFERENÇA!


CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E VÁ PARA O SITE DA PROFESSORA STACEY BESS
si

Professor: no cinema e na vida real aquele que faz a diferença


 https://www.youtube.com/watch?v=OkTyMGWkDuk



CLIQUE NA IMAGEM E ASSISTA O FILME:
 https://www.youtube.com/watch?v=OkTyMGWkDuk
 COMPLETO




Eles nos ensinam a ler, escrever, entender, conhecer o mundo, pensar de maneira diferente. Pacientes, estão sempre prontos a parar o que estão fazendo para explicar de novo o que já foi apresentado e nas pequenas atitudes conseguem mudar realidades ao mesmo tempo em que aprendem com seus alunos. Tudo isso enfrentando as dificuldades cotidianas da profissão. Em homenagem ao dia deles, 15 de outubro, conheça agora filmes inspirados na história de professores reais que fizeram a diferença com o seu trabalho.

Além da Sala de Aula (Beyond the Blackboard)– Stacey Bess é uma professora de 24 anos recém formada que acaba de conseguir seu primeiro emprego: dar aulas a crianças em um abrigo para moradores de rua. Ela se depara, no entanto, com grandes desafios, como uma sala de aula sem nenhuma estrutura, falta de material escolar além da desmotivação de alunos e pais. Mas pouco a pouco a professora consegue conquistar as crianças e mudar a vida delas. Tirando recursos do seu próprio orçamento e enfrentando a burocracia, ela reforma o local de trabalho, cria um plano de ensino para suprir as diferenças no nível de aprendizado das crianças, pessoalmente as acorda para as aulas e ainda consegue a parceria dos pais, até então indiferentes à educação dos filhos. Baseado em uma história verídica o filme tem no papel principal a atriz Emily VanCamp.

Primeiro da Classe (Front of the class)– Ao todo foram 24 nãos. Vinte e quatro escolas que recusaram ter em seu quadro de professores, Brad Cohen. Mas ele não se deixou abater. Convivendo desde a infância com os preconceitos pela sua Síndrome de Tourette, Brad nunca desistiu de tentar o que sempre quis fazer: ensinar. Depois de conseguir uma chance, o professor com seu jeito característico de dar aulas, passa a ser o mais procurado entre os alunos, ganha o prêmio de Professor do Ano e mostra que os tiques, barulhos estranhos e espasmos não são empecilho quando se tem um sonho. O filme é protagonizado por James Wolk

Instituto abre inscrições para projeto educacional gratuito

Mantido pelo Grupo JCA, do qual faz parte a Viação 1001, Instituto JCA atende jovens de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí

Adolescentes moradores de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, com idades entre 13 e 15 anos e cursando o último ano do Ensino Fundamental na rede pública, já podem realizar a inscrição para participar do projeto Fortalecendo Trajetórias, desenvolvido pelo Instituto Jelson da Costa Antunes (IJCA), mantido pelo Grupo JCA, um dos maiores grupos de transporte do país, dono da Auto Viação 1001 e Viação Cometa.
O programa, que recebe inscrições até o dia 16 de junho, tem como objetivo fortalecer a trajetória escolar dos bons alunos de baixa renda, oriundos da rede pública de ensino, através de acompanhamento escolar, desde a entrada no Ensino Médio, nos colégios públicos e particulares de qualidade, até o Ensino Superior. As inscrições são gratuitas.
Desde que iniciou, em 2005, o projeto já garantiu várias histórias de sucesso para jovens da região. Entre eles está Ricardo Busquet, de 25 anos, que passou pelo instituto e se formou em Engenharia da Computação e Informação, em 2015, na UFRJ. Morador de Niterói, o jovem recebeu todo um trabalho de orientação e acompanhamento previstos no programa, inclusive com bolsa de estudo para aprender Inglês, e hoje é funcionário de uma empresa americana de TI que cria produtos voltados para startups. “O investimento no Ensino Médio que me preparou para os processos seletivos foi muito importante para eu ter a oportunidade de estudar na UFRJ” conta ele que ainda está trabalhando no Rio, mas aguarda o visto para seguir para a Califórnia.
Programa é dividido em duas fases
A primeira fase do programa é o reforço escolar. Nesta etapa, alunos participam de um curso preparatório de língua portuguesa e matemática com 140h de duração. O intuito é reforçar conteúdos básicos e criar condições mínimas para futuros exames em escolas de excelência. Os alunos que participam do reforço recebem apoio para se inscrever nos processos seletivos de escolas públicas de qualidade, tais como Colégio Pedro II e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Entre os anos de 2013 e 2016, 174 adolescentes participaram do reforço escolar no IJCA. Só em 2017, 32 alunos ingressaram em escolas públicas de qualidade.
O curso preparatório do Fortalecendo Trajetórias faz parte do #TamoJunto 9º ano, movimento que tem como propósito articular ações em conjunto com foco em ampliar oportunidades educacionais de adolescentes em fase de transição para o ensino médio. A iniciativa, apartidária e em prol da educação, reúne o poder público, organizações sociais e privadas de São Gonçalo e Niterói.
A segunda fase do programa compreende o Acompanhamento no Ensino Médio. Nesta etapa, os adolescentes selecionados são contemplados com benefícios que incluem orientação e mentoria educacional, assistência estudantil, materiais didáticos e atividades extracurriculares. O foco desta fase é investir no desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional do aluno.
O primeiro passo para participar do processo seletivo é ler o edital, disponível no site do IJCA (www.ijca.org.br). Os adolescentes que estiverem dentro dos critérios devem imprimir a ficha de inscrição e entregar, juntamente com os demais documentos solicitados, na sede do instituto, na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-104), 2.501, Baldeador, Niterói, até 16 de junho.  É obrigatório que o adolescente faça a sua inscrição acompanhado do responsável legal. 
Já receberam investimento educacional do programa mais de 200 alunos de 44 escolas públicas de Niterói, Itaboraí e São Gonçalo. Deste total, mais de 90 jovens já são universitários em cursos de diversas áreas, como engenharias, física, biomedicina, ciências biológicas, serviço social e direito.