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Social Pedagogy and its potential for
being transforming and critical
Recebido em: 30/out/2010
Aprovado em: 22/dez/2010
Geraldo Caliman – UCB
E-mail: caliman@ucb.br
Resumo
A escola de hoje assume funções sociais que no fundo seriam próprias
da família e da sociedade. A ela atribui-se não somente os processos
de ensino-aprendizagem, mas, cada vez mais, delega-se a solução de
grande parte dos problemas sociais dos alunos. A Pedagogia Social
se propõe a fazer a ponte entre os processos de ensino-aprendizagem
e a dimensão sociopedagógica. Os conflitos sociais que envolvem
a escola no Brasil, especialmente a pública, constituem-se em um
desafio para as metodologias construídas entre a Pedagogia e o Serviço
Social e representam um laboratório para a Pedagogia Social. O
presente ensaio objetiva documentar a evolução da sistematização da
Pedagogia Social no Brasil, entre a prática da educação social e a inspiração
freireana da educação crítica e transformadora, questionadora
da perspectiva que a contrapõe à educação formal. Num primeiro
momento, o artigo contextualiza a evolução da Pedagogia Social nos
últimos anos no Brasil, e situa uma concepção possível de Pedagogia
Social que nos permita vislumbrar novas perspectivas e evoluções.
A partir daí definem-se conceitos de Pedagogia Social e Educação
Social; e, por último, discute-se a Pedagogia Social e sua prometedora
perspectiva de evolução dentro de uma inspiração baseada em Mollenhauer
e Freire.
DISPONÍVEL EM http://sites.unicentro.br/wp/cursodepedagogia/files/2011/08/caliman-pedagogia-social-transformadora.pdf Acessado em 30/11/2016