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Conclusão:
A Educação é um processo que ocorre nos mais diferentes âmbitos da sociedade.
Neste sentido, a Pedagogia precisa estar atenta para formar educadores para atuar nestes
vários espaços. Acreditamos que todas as formas de Educação possuem um aspecto
relevante, pois, atuam perante sujeitos sociais e históricos e fazem parte da constituição
dos mesmos. Por isso faz-se necessário avaliarmos de que forma estas atuações vem
ocorrendo nos cursos de Pedagogia e como os pedagogos estão sendo preparados para
refletir e atuar na Educação nas suas múltiplas formas de acontecer.
A Pedagogia é um “instrumento” da Educação e a sua dimensão social precisa ser
discutida cotidianamente. O que percebemos neste trabalho é que os alunos de Pedagogia,
sujeitos desta pesquisa, denunciaram que muitas das teorias e metodologias utilizadas no
curso, estavam inadequadas para a realidade atual. Eles perceberam que os meios
educacionais estão conturbados, caracterizando-se como excludentes em relação aos alunos
das classes populares, principalmente da Educação Básica. Eles também discutiram que o
próprio contexto de formação que tiveram, reproduzia as desigualdades quando não os
informava e preparava sobre o trabalho com múltiplas formas de educar. Embora as
Diretrizes Curriculares Nacionais apontem algumas destas discussões, elas ainda são pouco
estudadas e discutidas na Pedagogia.
Neste artigo nossa intenção foi trazer breves considerações sobre como o campo da
Pedagogia Social e suas finalidades estão sendo interpretadas por pesquisadores e
acadêmicos de Educação no Brasil.
DISPONÍVEL EM http://www.proceedings.scielo.br/pdf/cips/n2/05.pdf ACESSADO EM 30/11/2016
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