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sexta-feira, 6 de novembro de 2015

A declaração de Montevidéu.

 A declaração de Montevidéu.

Os Educadores e Educadoras Sociais, e outros atores, todos e todas reunidos no XVI Congresso Mundial da AIEJI, a partir da reflexão e do debate coletivo, declaramos que:
  1. Reafirmamos e comprovamos a existência do campo da Educação Social como um afazer específico orientado a garantir o exercício dos direitos dos sujeitos deste nosso afazer, e que requer nosso permanente compromisso em seus níveis éticos, técnicos, científicos e políticos.
  2. Para o cumprimento deste compromisso, é um imperativo a consolidação da figura do Educador ou Educadora Social, sua integração em equipes de trabalho, e sua organização como coletivos.
  3. Este afazer requer Educadores e Educadoras Sociais com sólidas formações inicial e permanente.
  4. Tais formações devem priorizar um olhar para as práticas, com uma análise crítica permanente. 
  5. Reconhecemos a importância dos processos de sistematização das práticas profissionais como uma forma de contribuir para a formação, o aperfeiçoamento profissional - que é um direito dos sujeitos da educação social -, e da problematização, nesse processo, de nossos propósitos político-pedagógicos.
  6. Reafirmamos que a ética deve ser uma referência permanente, concebida e realizada de forma coletiva, sendo um de seus pilares a participação crítica dos sujeitos.
  7. Os Educadores e Educadoras Sociais renovamos nosso compromisso com a democracia, pela justiça social, na defesa do patrimônio cultural e dos direitos de todos os seres humanos, com a convicção de que outro mundo é possível.


Montevidéu, 18 de novembro de 2005

Marco Conceitual das Competências do Educador Social

Marco Conceitual das Competências do
Educador Social

tradução: Ney Moraes Filho e Margareth Morelli
ÍNDICE
1.Antecedentes e intenções.
2.Breve introdução ao trabalho de educação social.
3.Necessidades de educação e formação das educadoras e dos educadores sociais.
4.Competências profissionais para a ação de educação social.
4.1.Competências fundamentais.
4.1.1.Competências para intervir.
4.1.2.Competências para avaliar.
4.1.3.Competências para refletir.
4.2.Competências centrais.
4.2.1.Competências relacionais e pessoais.
4.2.2.Competências sociais e de comunicação.
4.2.3.Competências organizativas.
4.2.4.Competências do sistema.
4.2.5.Competências de aprendizagem e desenvolvimento.
4.2.6.Competências geradas pelo exercício profissional.
4.2.6.1.Competências teóricas e metodológicas.
4.2.6.2.Competências de conduta.
4.2.6.3.Competências culturais.
4.2.6.4.Competências criativas.
5.Exigência ética.
5.1.Os objetivos da Orientação Ética.
5.2.Os princípios da Orientação Ética.
6.A declaração de Montevidéu.


http://aeessp.xpg.uol.com.br/marcoconceitual.htm#2