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terça-feira, 2 de maio de 2017

ASSOCIAÇÃO DE EDUCADORES E EDUCADORAS SOCIAIS SP

ASSOCIAÇÃO DE EDUCADORES E EDUCADORAS SOCIAIS - SP

   Declarada de utilidade pública pela Lei 15.039/15 de Campinas-SP, publicada no DOM de 14/7/2015

UM BREVE HISTÓRICO

Desde os últimos anos da ditadura militar @s educador@s sociais deste país vêm lutando por uma política de atendimento à infância e juventude que se caracterize pelo respeito aos direitos humanos e por uma concepção transformadora da sociedade e das relações rumo a um modelo social mais justo e igualitário.
Durante a década de 1980, articulados pelo Projeto Alternativas de Atendimento aos Meninos de Rua (Funabem /Unicef/SAS), @s educador@s sociais iniciaram um movimento nacional que visava sua organização, bem como a dos meninos e meninas que eles atendiam. Foi o MNMMR. 
Este movimento, junto com a Pastoral do Menor da Igreja Católica e outras organizações da sociedade civil protagonizaram a luta pela inclusão na Constituição de 1988 do artigo 227 e sua regulamentação no ECA.
Foram momentos importantes de nossa história, porém, não foram capazes de assegurar nossa organização como categoria de trabalhadores.
Em 2001 lideranças do movimento da infância e juventude do país organizam em São Paulo o I Encontro Nacional de Educação Social. Nesse encontro começa a ganhar corpo a proposta de uma organização específica de educador@s sociais, a partir da percepção que a educação social se constitui em um campo específico que se diferencia da educação escolar, em que, no caso latino-americano, o caráter de enfrentamento do poder constituído e de construção de outra organização social é essencial.

Em 1983, em um contexto de extrema violência contra crianças e adolescentes, quando o infame Código de Menores e a ditadura militar ainda vigoravam, a luta por uma alternativa de atendimento a crianças e adolescentes ganha um aliado poderoso: o Projeto Meninos e Meninas de Rua de São Bernardo do Campo (PMMR). 

Nascido da resistência a uma política de violação dos direitos de crianças e adolescentes, baseada na doutrina da situação irregular, o PMMR protagoniza a maioria dos mais importantes momentos da história dos educador@s sociais do Estado de São Paulo e do Brasil. Lideraram, junto com a Pastoral do Menor e o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, a luta dos paulistas pela inclusão dos artigos 227 e 228 na Constituição de 1988, cuja regulamentação se estabelece pelo Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, dois anos depois.Em 1992 organizam o Bloco Eureca - Eu reconheço o ECA - que desde então desfila a luta pela defesa dos direitos de meninos e meninas no centro de São Bernardo do Campo e, nos últimos anos, ampliou os desfiles para São Vicente, Guarulhos e Campinas.Em 2001 também, o PMMR esteve na liderança do movimento que iniciou os Encontros Nacionais de Educação Social, onde ganha força a ideia de criação de uma Associação Nacional de Educador@s Sociais que inspira e sustenta a fundação da AEESSP.
Disponível em: http://aeessp.org.br/ acessado em 02 de maio de 2017

O VERDADEIRO SÍMBOLO DA PEDAGOGIA

O VERDADEIRO SÍMBOLO DA PEDAGOGIA

 http://www.sonhos.com.br/dicionario-de-simbolos/simbolo-da-pedagogia#.WQibD_nyvIU
símbolo da pedagogia muitas vezes é representado pela coruja, que é um símbolo de sabedoria e conhecimento, e por isso muitas vezes é associada com a atividade do pedagogo. Contudo, oficialmente o símbolo da Pedagogia é o Caduceu de Hermes dourado colocado a frente do símbolo da flor de lis representado na cor verde.


O Caduceu de Hermes é representado por um bastão ou cedro disposto verticalmente e com asas, que tem em torno de si duas serpentes que se enrolam de forma espiralada.




O Caduceu de Hermes ou Caduceu de Mercúrio (Hermes para os gregos e Mercúrio para os Romanos) faz referência ao caduceu que carregava Hermes, o mensageiro dos deuses da mitologia grega, que era um símbolo de um mundo dual, dividido em duas partes opostas e complementares, homem e mulher, noite e dia, quente e frio, alto e baixo e assim por diante. No símbolo da Pedagogia ele aparece em dourado representando a luz do conhecimento. O Caduceu de Hermes é também o símbolo da Contabilidade e algumas vezes aparece erroneamente como símbolo da Medicina.



As duas serpentes que aparecem no símbolo são uma representação da busca pelo conhecimento e pela sabedoria, e são ainda um símbolo da kundalini,representando assim também autoconhecimento e busca espiritual. Já a flor de lis é um símbolo tradicionalmente ligado a nobreza, lealdade, honra, virtude e soberania.



A pedra que tradicionalmente é usada como símbolo da Pedagogia é a safira azul. Representando pureza, expressão, conhecimento, comunicação e a luz do entendimento, sendo a pedra que aparece no anel de formatura usado pelos novos pedagogos.  

Disponível em:http://www.sonhos.com.br/dicionario-de-simbolos/simbolo-da-pedagogia#.WQibD_nyvIU - acessado em 02 de maio de 2017