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terça-feira, 9 de dezembro de 2014

O "Saber de Experiencia Pura" por Jacy Marques

“Ensinar Exige Criticidade” 

Discência torna-se relevante e significativa, quando pensamos, Pedagogia Social, articulado às práticas profissionais, como possibilidade de educação inclusiva para quebrar paradigmas e, superar o senso comum. Essas práticas, não transversal à proposta pedagógica, realizadas com afetividade, objetivam valorizar o processo de aprendizado, favorecendo a desconstrução da heteronomia dos métodos rigorosos de ensino que, através dessa ação experiencial, com deferência aos saberes socialmente construídos do educando, harmonizam os saberes, numa relação, ensinar-aprender contínua que tem como finalidade, desenvolver a autonomia do educando. 
“Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.” Paulo Freire 

Valorizar o indivíduo, não apenas transferir conhecimentos, buscar alternativas e, ter a compreensão da amplitude da responsabilidade na construção de um caminhar com qualidade, é o papel do Educador Social que, perpassa também, por ser um Educador crítico, não mecânico nas atitudes, e essa criticidade, aguçará a curiosidade, produzindo assim, novos aprendizados e conhecimentos. O “saber de experiência pura” ocorre nos espaços de atuação do Educador Social, alinhado às demandas sociais, transformando-se num campo pedagógico, rico em aprendizado e repleto de perspectivas, quando, educador e educando oportunizam desenvolvimento de experiências que, serão trabalhadas em atividades apropriadas respeitando a condição peculiar do educando. “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção” Paulo Freire

Jacy Marques Passos - Educador Social

REFERENCIA:

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.