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terça-feira, 4 de outubro de 2016

PENSO QUE....


A) O que é pedagogia social?

Penso que a Pedagogia Social é o Campo da Pedagogia que agrega sistematicamente os saberes e conhecimentos construídos da Educação Social, Educação Comunitária e Educação Popular, no contexto sócio histórico, na perspectiva da instrumentalização desse profissional, Pedagogo / Educador Social, para interações sociais na sua práxis educativa, bem como, no desenvolvimento das atividades e práticas, que perpassa pelos ambientes escolares e não escolares, com alternativas na construção de possibilidades de um fazer pedagógico social que objetivem formar o cidadão com sentido e significado nas dimensões educacional, artística, cultural e social, enfim, de forma plena, com o pressuposto de planejar e executar novas propostas que resulte em mudanças e transformação do indivíduo e que, lhe proporcione a promoção dos direitos e deveres, a autonomia e o senso crítico, através da relação dialética e dialógica, construindo assim, na perceptiva de avanços, impactos na sociedade na qual o educando será o protagonista da própria história. Portanto, do ponto de vista acadêmico, significará desenvolver habilidades e competências na área de intervenção social com respeito à realidade e a identidade sócio cultural não só do Pedagogo/Educador Social, como também, junto a população de grandes vulnerabilidades social e relacional.
B) Quais as características específicas da pedagogia social
Penso que as características específicas da Pedagogia Social perpassam em ter como base as experiências concretas no campo da Educação Social, Educação Comunitária e Educação Popular, para que se tenha um olhar mais ampliado, e que possibilite uma reflexão assertiva da situação na qual está inserido esse educando, o espaço escolar e não escolar, num todo, e a comunidade que a circunda, na perspectiva de entender as demandas sociais advindas do contexto familiar, comunitário e cultural desse indivíduo. Logo, por se situar no contexto sócio histórico da nossa realidade (pedagogia social), é que nos proporciona reflexões críticas do ponto de vista das práxis pedagógica social, na construção de novos saberes, além de, dialogar e ter relações muito próximas do Serviço Social, além da psicologia, filosofia e sociologia.
C ) e que são fundamentais para a formação do profissional da educação?
Penso ser fundamental na formação do profissional, o conhecimento e a experiência na Educação Social. Logo, para os graduandos, a possibilidade da Pedagogia Social como matéria eletiva, para os graduados a especialização em Pedagogia Social será de extrema valia. Cursos de extensão na própria Pedagogia Social, bem como, de Educação Social sistematicamente, será muito útil para quem desenvolve suas práticas no ambiente não escolar, na qual, os níveis de escolaridade são de graduação (que não seja da educação), pós graduação (que não seja da educação), fundamental e médio. Portanto, são saberes que se imbricam, e a formação continuada perpassa por produção de conhecimento e saberes construídos, o que será imprescindível para que possamos pensar alternativas e fortalecimento do profissional.   
D)Quais as possíveis áreas de atuação deste profissional?
Ambientes escolares e não escolares – Movimentos Sociais Urbanos e Rurais,
Ambientes não Escolares: Presídios, Adolescentes em Conflito com a lei, Medidas Protetivas para crianças e adolescentes, população de rua, Centros de Acolhimentos, ONGs, Projetos e Programas Sociais, culturais e artísticos.
Ambientes Escolares: Tomando por base o debate:
Mediação de Conflitos; Justiça restaurativa (“consiste em um paradigma não punitivo, baseado em valores, que tem como principal objetivo a reparação dos danos oriundos do delito causados às partes envolvidas – vítima, ofensor e comunidade”),Repensar o próprio Currículo, Construção do Projeto Político Pedagógico e Trazer reuniões com sentido e significado para os pais.

A partir de sua realidade e práticas educacionais, você acha que está atuando dentro dos princípios da teoria da pedagogia social? Brevemente, conte para nós a sua experiência que se encaixa dentro dos princípios desta teoria.
Respondo afirmativamente, pois a Educação Social é parte da Pedagogia Social e nessa perspectiva as práticas voltadas para o pedagógico social são sempre o norte para desempenhar minhas práticas profissionais. E com relação a minha experiência, atualmente, sou graduando em pedagogia, e desde 1986, atuo como Recreador, Arte Educador e atualmente como Educador Social onde participei dos Projetos e Programas Sociais: PETI (Recreador) (Programa de Erradicação dói Trabalho Infantil) (PMSG), Agente Jovem (Recreador) (PMSG), Projeto “Sai da Rua Menino!” (Educador Social e Recreador de Rua) (PMSG), Na Rua Não! (Educador Social e Recreador de Rua) (PMSG), Ong Jardim Paraíso (Voluntário –  Educador Social e Recreador – Município de Itaboraí 2005/2007), Casa de Apoio às Adolescentes (Educador Social e Arte Educador e Recreador) (PMSG), Territórios Livres (Educador Social de Rua) (Movimento de Mulheres em São Gonçalo), Secretário e Conselheiro do Trabalho com adolescentes das Igrejas Presbiterianas (no Município de SG 1999/2015), Trabalho de Campo sobre população de Rua (em SG) com alunos de Serviço Social da UFF e atualmente Centro de Acolhimento e Cidadania (Educador Social e Recreador) (2009 / 2015 – SMDS – PMSG ). Ministração de palestras na área de Educação Social, na Faculdade Plínio Leite, Turmas da UFF, Faculdade Paraíso e Curso Pipas em 17/12, na UFF.
Jacy Marques Passos

CURRICULO LATTES 2018










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JACY MARQUES PASSOS

EDUCADOR SOCIAL