Seguidores

Translate

Wikipedia

Resultados da pesquisa

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

CIÊNCIAS NATURAIS x SOCIAIS

a) Diferencie as Ciências Sociais das Ciências da Natureza.
b) Como se dá a relação entre sujeito e objeto nas Ciências Humanas e Sociais?
Penso que todo percurso feito até o momento com os muitos aprendizados adquiridos, com saberes diferenciados nos possibilitam, diante dos questionamentos propostos, perceber a capacidade e entender as diferenças entre as ciências Sociais e as ciências da natureza. Partindo desse pressuposto, analisar a suas diferenças que permeiam séculos e que descrevem em capítulos históricos, desde a definição da metafisica de Aristóteles até a contemporaneidade. 
O Homem busca explicação científica sob diversos aspectos no que diz respeito a existência em sua totalidade, e busca através dos fenômenos da natureza respostas para compreensão do existir. Acreditava-se, nas teorias dos pré-socráticos, que estudaram os fenômenos naturais, Tales de Mileto, Anaxímenes de Mileto, Heráclito de Éfeso e Xenófanes de Colofon, entre tantos outros, através dessas teorias como a gênese de tudo.
Sem dúvida que, na elaboração desses estudos científicos sobre a natureza e sua relação com o homem, leva-se em conta suas especificidades, o que pressupõe um método ,no qual, vai se demarcar a distância entre o que é científico e o que é do senso comum, do que é refutável ou irrefutável. Busca através dos fenômenos naturais a explicação para essa relação do homem com a natureza.
Já as ciências sociais, ou sociologia, traz em sua espinha dorsal as explicações dos fenômenos sociais, ou seja, nasce com August Comte, no positivismo uma forma diferenciada de se revelar ao homem, tais fenômenos produzidos, e que, são tratados como coisa. Para definir essa relação entre homem e natureza, que até então, o homem se servia dessa, como meio de sobrevivência e que, com o Sociólogo Karl Marx, ganha um novo conceito, com um novo olhar, através do materialismo dialético que perpassa pelo assalariamento, ou venda da força de trabalho.
Assim, fica demonstrado que as aplicabilidades dos métodos de conhecimentos das ciências naturais, como parâmetros para as ciências sociais, não produzirão os resultados efetivamente fiáveis, por existir uma diferença na forma de se produzir tais conhecimentos científicos, esses estudos, partem da premissa do ser genérico e que nessa perspectiva fica inviável estuda-los a partir das ciências naturais.
Portanto, a consciência do devir nas relações humanas recrudesce à medida que caminha a humanidade e, tomar por base os conhecimentos das ciências naturais, significará um reducionismo para compreensão da Sociologia e, o grande recorte feito por Marx, Engels, Max Weber, entre outros, e com as contribuições de Boaventura de Sousa Santos nascido em Coimbra, a 15 de novembro de 1940, que deixaram claras as diferenças entre ciências Naturais e Ciências Sociais e o pensamento de cada filósofo e sociólogo na perspectiva, de diferenciar e esclarecer acerca do que são conhecimentos científicos, pesquisa e prática da educação, a epistemologia e as relações existentes entre os saberes da ciência e do senso comum.
Um grande abraço!
Jacy