Curso de Extensão em
Pedagogia Social para o Século XXI.
Atividade Prática:
Desenvolver um Texto a partir da palestra escolhida.
Palestra do dia 26/06/2014 – “Por que pedagogia
social”
Doutora em Educação Margareth Martins Araújo
Atuação: Professora de: Orientação Educacional, Didática, Análise de
Dados e Pesquisa e Prática Pedagógica.
INTRODUÇÃO
O Curso de Extensão PIPAS que acontece na
UFF, nos proporciona momentos preciosos de aprendizados e, é tão peculiar, que
se torna uma tarefa difícil, mas não injusta, escolher uma das palestras /aulas,
pois, a riqueza de aprendizados se renova a cada aula.
Recordar
da primeira aula, com a Professora Dora Incontri, autora de vários livros, que dissertou
acerca da pedagogia com afetividade, através da vida e a obra de Johann
Heinrich Pestalozzi, pedagogista suíço e educador, que marcou o início dessa
trajetória com ações e construções inerentes àquela época, com aplicação
prática até os dias atuais. Destaco, dentre tantas as frases “a semente da divindade está em todos, basta
que se traga a tona” e “não existe pedagogia se não houver amor” e por
último “ No estado natural, sou obra da natureza,
no estado social, sou obra das leis sociais, no estado moral, sou obra de mim
mesmo”
A segunda palestra ou aula,
ministrada pela Professora Mônica Picanço, que explanou sobre a vida do Velho
Doutor, pseudônimo de Henryk Goldszmi (médico e
pedagogo), simplesmente o educador, Janusz
Korczak, que em 1912 inaugurava o orfanato “Lar das crianças”, o precursor das
escolas democráticas e do pensamento dos direitos, respeito e autonomia que, de
fato, influenciaram na Declaração dos Direitos da Criança, deixou vários
ensinamentos, marcou uma época através de sábios movimentos e, deixou um
patrimônio nobre para a Pedagogia Social. O respeito e a democratização dos direitos e
cinco pontos que norteiam a ação educativa por Korczak:
1 –
A disciplina ter bases democráticas;
2 –
Trabalho intelectual e trabalho manual se complementam (são indispensáveis);
3 –
Os conflitos não são ocultados nem desconsiderados;
4 –
A punição só tem valor educativo quando promove consciência e se assume as consequências dos atos;
5 –
A Educação é um processo coletivo.
Com
a realização desses princípios pressupunha:
ü Autogestão das crianças;
ü Educação pelo trabalho;
ü Adoção consciente das normas estabelecidas para vida em
comum;
ü Domínio de si e conquistas gradualmente;
ü Um sistema original de recompensa e punições, estabelecido
e gerido pelas crianças;
ü Numerosas formas de atividades educativas e recreativas
adaptadas às necessidades e aos desejos das crianças.
O
professor André, em uma aula dinâmica com variantes de múltiplos aprendizados,
fez um recorte na importância do Amor e, com muita sensibilidade, quebrou
paradigmas e nos contemplou ao realizar, um trabalho diferenciado e muito
importante, para relação educador e educando, pois, ao mergulharmos em uma
viagem para dentro e, olhar para dentro de nós mesmos, significa, ser sempre,
um movimento que revela a primordialidade, para o entendimento da importância de como olhar o outro. Sem
dúvida disseminou o amor, e amor ao próximo, com sinceridade e sem
estranhamentos. “Sem autoconhecimento não
tem aceitação” e “ nada que é humano é estranho” . Conseguimos nessa aula,
ouvir o som do silencio!
A Coordenadora
e Professora Margareth, que ensinou caminhos e descaminhos, dessa temática, da nossa
profissão e sobre as nossas práticas. Reforçou também, o quanto o Educador
Social precisa estar atento às possibilidades de mudanças, não somente pela sua
inquietude, mas pela indignação, a “pedagogia
armada” de Paulo Freire. Fez exposição sobre o tema, Pedagogia Social,
palestra que escolhi para produzir o texto para a atividade do mês de outubro, pelo
fato, de no meu pensar, entender que se complementam completa o ciclo
somando-se as três brilhantes aulas anteriores. Nos apresentou a matéria, com o
tratamento respeitoso e imprescindível que ela merece, e, ainda, nos brindou com
um maravilhoso texto, de sua autoria, intitulado “Por que Pedagogia Social?” O
ser um com o outro, ter um olhar diferenciado, ter uma escuta ativa e sensível,
são lições, marcantes e pontuais, como a dos três A’s, Aceitação, Acolhimento,
Aprendizado, que ficam bem marcadas. Ressalto algumas das inúmeras frases da
professora durante a aula “A prática tem
núcleos de bom senso”, “educandos são pedras preciosas que precisam ser
lapidadas”, “O importante para o educador é entender que a comparação do aluno
é sempre com ele mesmo e não com o outro”.
No mês seguinte, o
Professor, Assistente Social Edvaldo, fez pontuações com maestria explicando
que, a vulnerabilidade é relacional e o papel do Educador Social, nos mais
diversos espaços de convivência. Demonstrou que, a atuação do Educador Social
perpassa identificar as demandas para trabalhar com realidades distintas sem
qualquer juízo de valores, preconceito ou discriminação.
O
Professor Carlos João Parada Filho, com o tema da aula, “cuidar-se, cuidar” com
essa genial palestra deu a dimensão exata do quanto é preciso esse cuidado com
o nosso corpo, para que haja possibilidade de cuidar do outro com mais
qualidade, mas esvaziado, mais leve, menos tenso, e, trouxe a reflexão do
quanto são necessários momentos de cuidados com o corpo e com a mente. Deixou
algumas frases e, destaco essa “Cuidar no
sentido geral, significa a consonância daquilo que se fala e faz, no lugar da
forma que se procede.”
Professor
Dr. Roberto da Silva, da Faculdade de Educação, Departamento de Administração
Escolar e Economia da Educação da Universidade de São Paulo, USP, apresentou
dados estatísticos e a relevância da estruturação dos espaços de trabalho,
antes mesmo da regulamentação propriamente dita da profissão, o que visa dar
condições de trabalho aos profissionais, para que, o intento não seja
banalizado, na busca da valorização dos Educadores e Educadoras Sociais.
Pontuou
o fortalecimento desse profissional, com clareza, nas possibilidades reais
através da Pedagogia do amor, da superação, da dignidade, da afetividade, do
respeito, da inclusão, como um agente da transformação, mas que, para obtenção
de melhores resultados, será necessário um trabalho efetivo de prevenção,
contra as tramas, para que não se entre num ciclo cruel de reproduções de
paradigmas, capazes de afastar cada vez mais do conhecimento, do saber e da
autonomia, o que aproximará e manterá numa dependência que, representa uma peça
de uma engrenagem maior que o Parque industrial Brasileiro, que gera e
desenvolve exclusão social, vulnerabilidade relacional e que não produz justiça
social.
Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes. Paulo Freire
“Pedagogia Social”
[...] Quanto mais a população de um
país é entregue a própria sorte, maior se faz a necessidade da Pedagogia
Social, que se traduz em um fazer pedagógico voltado para a realidade das
crianças e adolescentes expostos a todo tipo de dificuldades[...] Prof.ª Margareth Martins Araújo
Pedagogia Social, matéria
exposta com o respeito que o tema merece pela professora Margareth Martins
Araújo. Colocações extraordinárias que provocam muitas reflexões sobre as
nossas práticas, pois, a indignação, deve nortear as nossas ações, em virtude,
daqueles que não querem uma pedagogia da autonomia, da superação, do
amor, da inclusão, da afetividade, porque “tramam contra aquele espaço em
realizamos nossas atividades, tramam contra o educando, tramam contra o
Educador, enfim, tramam contra as nossas ideias”.
Toda epistemologia,
transformada em discência com profundo e pontual enriquecimento do saber e
supervalorização das questões abordadas, resultam na motivação, para, se ter
uma relação de qualidade com o educando. Nesse ato de ensinar, indicou com as
indagações sobre a relevância de nosso papel e seu desenvolvimento, os
questionamentos: “Quem sou?”, De onde venho?”, O que quero?” e, “ o que me
move?”. A partir de cada resposta concreta, ter a consciência da dignidade na relação
com o outro, o que representa aceitação de si, do outro e da realidade.
O recorte sobre o mundo
atual feito pela professora, trás questões que potencializam as nossas
práticas, por um viés reflexivo sobre as nossas atuações, na interface do nosso
papel, enquanto Educador Social, profissional de um espaço de convivência e
suas diversidades, que propõe indignar-se sempre. Faz quebrar paradigmas
através da criticidade inerente a pedagogia Freireana, para não se ficar na
inércia, muito menos na zona de conforto. Inquietar-se com o que se apresenta
em nosso cotidiano, resultará em nos projetar as realidades dos valores de mundo
e como caminha a humanidade, pois, as pontuações verdadeiras desse recorte dão
visibilidade ao que está intrínseco e, acrescentam com essa discência, um
perceber diferente, com a dimensão exata do que encontraremos em nossos espaços
de trabalho, e com isso, entender o educando, no que diz respeito à
vulnerabilidade relacional e da falência Universal acelerada:
Ø
Escolas que não conseguem ensinar;
Ø
Universidades nada universais;
Ø
Corporações que não conseguem cooperar sem
competir;
Ø
Sistema de saúde insalubre;
Ø
Sistema
de bem estar social onde ninguém passa bem;
Ø
Sistemas agrícolas que destroem o solo e
envenenam alimentos.
Segundo Juliana Gama Izar, recuperar
e promover o que há de melhor no ser humano, esse é o grande objetivo da
Pedagogia Social e, trazer à tona as potencialidades, e habilidades que,
desgraçadamente, foram deixados para trás, juntamente com os desejos oprimidos
diante da drástica trama da vida. A Pedagogia Social, nessa linha tênue, do que
é e o que pode vir a ser, se instala.
É nos espaços obscuros e
esquecidos pelo olhar da indiferença fundamentalmente, que todos fazem parte de
uma única espécie – independente do gênero, da raça, da faixa etária, da
condição socioeconômica, da opção política e religiosa, a espécie humana.
“A nossa
cabeça pensa a partir de onde os pés pisam”
Leonardo Boff
A vida que muitas crianças e adolescentes
vivem, em muitas ocasiões, numa linha de pobreza que não se pode mensurar, onde,
procuram o imediatismo para resolução de problemas financeiros (o adolescente
trabalha e dá tudo o que ganha para mãe depois de um curto período de tempo
morre), vive intensamente no tráfico e tem a ilusão de que tudo isso será
durará para sempre. Vive daquilo que é imediato, e que, parece ser a solução,
representa A CONCRETUDE DO REAL. Assim a Pedagogia Social suscita a reflexão e
ação junto aos excluídos, respeitando e validando suas histórias pessoais de
subsistência e sobrevivência como representações que denunciam a crueldade da
realidade social, tendo em vista a sua promoção político-social.
Apesar do Brasil apresentar uma das
economias mais bem desenvolvidas, seus processos de exclusão social se
equiparam às piores colocações no ranking mundial, mesmo com a existência de
uma legislação social e políticas públicas voltadas para o seu combate, segundo
Graciani.
.
GRACIANE (MARIA STELA
SANTOS) Destaca em seu livro Pedagogia Social, quatro fatores preponderantes
para o conceito de exclusão social que se encontram intrinsecamente vinculados
à pobreza e a desigualdade por não propiciar a efetivação da cidadania, nos
âmbitos econômico, político, cultural e a sociedade capitalista e neoliberal. Essa
exclusão não garante acesso às condições dignas da vida humana, e tal
circunstancia, tem seu eixo na miséria absoluta.
Historicamente, violência,
fome, miséria, morte e desigualdade sempre existiram e, os vitimados pelas
tramas que ocorrem em meio a tantas injustiças, os oprimidos pelo sistema,
existem e não são invisíveis. Adultos, jovens, adolescentes e crianças, com
inúmeras potencialidades, protagonistas de suas histórias, necessitam dessa
Pedagogia, que tem, como ponto forte, a educação inclusiva para quebrar
paradigmas e superar o senso comum. Essas práticas, não transversais à proposta
pedagógica, realizadas com afetividade, objetivam valorizar o processo de
aprendizado, favorecendo a desconstrução da heteronomia dos métodos rigorosos
de ensino que, através dessa ação experiencial, com deferência aos saberes socialmente construídos do
educando, harmonizam os saberes, numa relação, ensinar-aprender contínua que
tem como finalidade, desenvolver a autonomia do educando.
Certamente, ninguém escolhe viver
nessas condições, muitos são os motivos que os lançam às condições, em muitos
casos, desumanos, e a necessidade de se diagnosticar e efetivar políticas
pontuais é e relevantes. Resgatar a autoestima, com atitudes assertivas na
aplicação, perpassa pelo respeito a essa história de muitas perdas,
preconceitos e discriminação.
WANDERLEY (LUIZ EDUARDO W)
pontua ênfases significativas da pedagogia social relacionado estruturalmente a
cultura popular, as de Paulo Freire, dentre os destaques a Pedagogia do Oprimido,
entendida como pedagogia humanista e libertadora.
“O primeiro no qual os oprimidos vão
desvelando o mundo da opressão e vão se comprometendo, na práxis, com sua
transformação e, o segundo, no qual uma vez transformada a realidade opressora,
essa pedagogia deixa de ser do oprimido e passa a ser a pedagogia dos homens no
processo de permanente libertação”.
No livro Educação popular:
Metamorfose e veredas, o que adapta-se a noção básica de educação popular,
constam quatro dimensões do aprendizado que são relevantes citá-las:
v Aprender
a conhecer
v Aprender
a fazer
v Aprender
a viver junto
v Aprender
a ser
“Ensinar não é transferir
conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua
construção” Paulo
Freire
CONCLUSÃO
No escopo da Pedagogia social, reside um
leque de possibilidades que apresenta de forma bem dissertada pela Professora
Margareth, trás como base na sua aplicação, tratar com respeito e dignidade, de
forma a incluir e, essa inclusão perpassa pela comunicação, onde, a importância
do Educador é primordial porque, nessa relação de comunicar educador (a) x
educando, é como se existisse uma porta, porta essa que só será aberta pelo lado
de dentro, ou seja, pelo educando, se a comunicação for bem clara, do contrário,
não valerá de nada. O Educador pode bater muitas vezes, mas só será aberta.
Reflexiva essas colocações que destaca o nosso papel como agentes dessa ação,
pois existem os grupos da manutenção e outros da transformação, bem como os
paradigmas, os da reprodução e os da transformação.
Agir
na prevenção, levar o educando a refletir e valorizar, atuar com respeito à sua
história, desenvolver-se enquanto pessoa e profissional na dura realidade de
crianças e adolescentes, pois, a desigualdade social trás
consequências que implicam sobremaneira o público infanto-juvenil, que é o
nosso público alvo.
Valorizar
o indivíduo, não apenas, transferir conhecimentos, buscar alternativas e, ter a
compreensão da amplitude da responsabilidade na construção de um caminhar com
qualidade, é o papel do Educador Social que, perpassa também, por ser um
Educador crítico, não mecânico nas atitudes, e essa criticidade, aguçará a
curiosidade, produzindo assim, novos aprendizados e conhecimentos.
O que a Pedagogia Social tem como proposta tem seu eixo
principal na pedagogia Freireana, e anda, na contramão de tudo e todos que tentam
tornar invisíveis as vítimas das injustiças e exclusões sociais. Ela percorre o
caminho inverso, numa crescente valorização do indivíduo, através da inclusão,
da cidadania, da liberdade, da democracia, do direito, do dever, do ético, do
estético, do político, do resgate, da autoestima, que resulta numa construção
sólida, para que haja respeito, independente do gênero, da identidade de
gênero, orientação sexual, da cor, raça, etnia, credo, enfim, das diversidades entre cidadãos
e cidadãs, de direitos e deveres constituídos e alicerçados por uma certeza.
Certeza que de que é possível.
Educar
é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante! Paulo Freire
REFERENCIAS:
FREIRE,
Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes
necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
FREIRE,
Paulo. Pedagogia do Oprimido. São
Paulo: Paz e Terra, 1970.
ARAÚJO, Margareth Martins. Texto.
Por que Pedagogia Social? Rio de
Janeiro
WANDERLEY, Luiz Eduardo W. Educação
popular: Metamorfose e veredas. São Paulo: Vozes, 2010.
GRACIANI, Maria Stela Santos. Pedagogia Social. São Paulo: Cortez 2014
GRACIANI, Maria Stela Santos. Pedagogia Social de Rua. São Paulo:
Cortez 1999
IZAR, Juliana Gama. Doutoranda, Mestre e
Pedagoga pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP),
Apresentação do Livro Pedagogia Social. São Paulo.
Cortez 2014
Site: http://www.bv.fapesp.br/pt/pesquisador/61089/juliana-gama-izar/
Acessado em 16/10/2014
PESTALOZZI, Johann Heinrich - Minhas
indagações sobre a marcha da natureza no desenvolvimento da espécie humana (A
Teoria dos três estados do desenvolvimento moral), 1797.
KORCZAK, Janusz - Link http://pt.wikipedia.org/wiki/Janusz_Korczak
Acessado em 30/09/2014
Niterói, 16 de Outubro de 2014.