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domingo, 21 de fevereiro de 2016

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO


Questionamento Proposto: Que relações podem ser estabelecidas entre as obras e os projetos para a educação desenvolvidos por Karl Marx, Antonio Gramsci e Pierre Bourdieu?

Resposta:
Com relação ao questionamento proposto, penso que o conceito Marxista, a gênese de várias outras teorias, relacionados a divisão da Sociedade em classes, os impactos que permeiam e, que proporcionou  inúmeros desdobramentos decorrentes desse fato social, influenciaram, principalmente na educação e foram impactantes ao longo do tempo. Objeto de profundos estudos por vários autores, entre eles, os clássicos, Antônio Gramsci e Pierre Bourdieu, contribuíram muito para o pensamento de uma educação que não tivesse intrínseco o fator dominação que existia fora dos muros. Partindo desse pressuposto, que até então, esta (a educação), não produzira as diferenças na sociedade num todo, percebiam então que, a educação como um direito de todos apontou para a perpetuação das desigualdades, segundo as reflexões dos autores. A divisão de classes, (dominantes e dominados) perpassou pelos três momentos históricos, na qual, Karl Marx propõe a educação que emancipa, contemplativa de três dimensões, uma educação mental, uma educação física e uma educação tecnológica. Gramsci propõe uma escola unitária, que corresponderia aos níveis do Ensino fundamental e do Médio, que teria um caráter formativo e objetivaria equilibrar de forma mais igualitária dissociando àquela ideia de escola para elite e mais empobrecidos e recrudesceram como violência simbólica no conceito de Pierre Bourdieu, onde a escola torna-se um aparelho ideológico de reprodução dessa dominação. Assim, nos conceitos dos três autores, a perspectiva de mudança de paradigma fica bem demarcada, com o intuito de libertação da opressão vivida e reproduzida ao longo das décadas. O ponto em comum relacionando as três obras, em primeiro lugar é da percepção da dominação e da escola dualista que estava presente, o segundo ponto em comum tratava-se de propor uma mudança de paradigma onde a valorização daquele que pertencia as classes populares pudesse acessar os mesmos direitos o que pressupõe, não a igualdade de oportunidades, mas sim, a não exclusão dos direitos, desse cidadão e em terceiro, as propostas que tinham como pano de fundo a igualdade de condições a partir da escola o que resultaria em melhores condições futuramente. Portanto, as obras dos três autores, se relacionam em buscar alternativas para o bem comum, onde houvesse, igualdade de fato, justiça social e sobretudo, tivessem seus objetivos bem definidos ao conceituar a educação como elemento, da transformação social, e não da perpetuação e da reprodução dos ideais elitistas, que é a intercessão dos pensamentos (dos autores) e, que contribui e muito para repensarmos a educação contemporânea, apesar de muitos avanços.