O que é Pedagogia Social?
Penso que a Pedagogia
Social é ampla, não é neutra, e é o Campo da Pedagogia que se constrói,
dialoga, transita e agrega sistematicamente os conhecimentos e saberes
construídos do Serviço Social, Sociologia, Filosofia, Psicologia Social,
Educação Social, Educação Comunitária, da Educação Popular (de Paulo Freire),
bem como os saberes de experiência produzidos pela humanidade. Entretanto, os
saberes de experiência são importantes, mas não são suficientes, pois não
carregam em si, a rigorosidade metódica necessária para que a ação não incorra
em reducionismo.
A aplicabilidade desse
conjunto de conhecimentos, no contexto sócio histórico, na perspectiva de
instrumentalizar esse profissional, Pedagogo / Educador Social, servirá para
interações sociais na sua práxis educativa, bem como, no desenvolvimento das
atividades e práticas, que perpassa pelos ambientes escolares e não escolares,
com alternativas de construção de um fazer pedagógico social com possibilidades
que objetivem formar um cidadão, a partir do respeito a sua realidade, com
sentido e significado nas dimensões educacional, artística, cultural e social.
Assim, a Pedagogia Social,
não objetiva moldar o cidadão à Sociedade, mas respeitar a sua história de vida
no contexto em que estiver inserido. Ela existe e é plena, tem um olhar
integral do educando, recrudesce com o pressuposto de planejar e executar novas
propostas que resultem em mudanças de paradigmas e transformação do indivíduo,
e na consciência do devir, proporcionar a promoção dos direitos e deveres, além
da autonomia e o senso crítico, através de uma relação dialética e dialógica.
Portanto, tendo como base
a Pedagogia Social, que se construa, sem violência, com liberdade em sua
plenitude e na perceptiva de avanços, impactos na sociedade, muito além dos
muros institucionais (espaços escolares e não escolares), na qual, o educando
seja o protagonista da própria história. Nesse sentido, o nosso papel se
fortalece na busca de valorizar, ressignificar, lutar por igualdade e justiça
social e, perpassa pela importância de ser um com o outro. Isso é pedagógico
social!
Logo, na intencionalidade
de aplicação da Pedagogia Social, do ponto de vista ampliado, significará
desenvolver habilidades e competências na área de intervenção social, que
produzirão resultados super positivos, às questões transversais, com respeito à
realidade e a identidade sócio cultural, dos atores envolvidos (educando e do Pedagogo/Educador
Social), numa ação articulada com as famílias nas Comunidades que os circundam,
e que, em muitos aspectos, se traduz numa população de grandes vulnerabilidades
sociais e relacionais, advinda de políticas sociais e educacionais entre tantas
outras não ou mal implementadas, que permeia gerações, e nesse percurso, ser um
intelectual amoroso e afetuoso fará toda a diferença na perspectiva das
construções das práticas, ações e do fazer pedagógico.
Jacy Marques
Passos