Conectivos
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São
conjunções que ligam as orações, estabelecem a conexão entre as orações nos
períodos compostos e também as preposições, que ligam um vocábulo a outro.
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O período composto é formado de duas
ou mais orações. Quando essas orações são independentes umas das outras,
chamamos de período composto por coordenação. Essas orações podem estar
justapostas (sem conectivos) ou ligadas por conjunções
(= conectivos).
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CONECTIVOS
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Coordenativos são as seguintes
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ADITIVAS
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(Adicionam,
acrescentam): e, nem (e não), também, que; e as locuções: mas também, senão
também, como também...
Ela estuda e
trabalha.
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ADVERSATIVAS
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(Oposição,
contraste): mas, porém, todavia, contudo, entretanto, senão, que. Também as
locuções: no entanto, não obstante, ainda assim, apesar disso.
Ela estuda, no
entanto não trabalha.
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ALTERNATIVAS
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(Alternância): ou.
Também as locuções ou...ou, ora...ora, já...já, quer...quer...
Ou ela estuda ou trabalha.
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CONCLUSIVAS
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(Sentido de conclusão em
relação à oração anterior): logo, portanto, pois (posposto ao verbo). Também
as locuções: por isso, por conseguinte, pelo que...
Ela estudou com dedicação,
logo deverá ser aprovada.
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EXPLICATIVAS
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(justificam a proposição
da oração anterior): que, porque, porquanto...
Vamos estudar, que as
provas começam amanhã.
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Quando as orações
dependem sintaticamente umas das outras, chamamos período composto por
subordinação. Esses períodos compõem-se de uma ou mais orações principais e
uma ou mais orações subordinadas.
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CONECTIVOS
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subordinativos são as seguintes conjunções e locuções
subordinadas:
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CAUSAIS
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(Iniciam a oração
subordinada denotando causa.):
Que, como, pois, porque,
porquanto. Também as locuções: por isso que, pois que, já que, visto que...
Ela deverá ser aprovada,
pois estudou com dedicação.
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(Iniciam a oração
subordinada denotando causa.):
Que, como, pois, porque,
porquanto. Também as locuções: por isso que, pois, que, já que, visto que...
Ela deverá ser aprovada,
pois estudou com dedicação.
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COMPARATIVAS
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(Estabelecem
comparação): que, do que (depois de mais, maior, melhor ou menos, menor,
pior), como...também as locuções: tão...como, tanto...como, mais...do que,
menos...do que, assim como, bem como, que nem...
Ela é mais estudiosa do
que a maioria dos alunos.
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CONCESSIVAS
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(Iniciam oração que
contraria a oração principal, sem impedir a ação declarada): que, embora,
conquanto. Também as locuções: ainda que, mesmo que, bem que, se bem que, nem
que, apesar de que, por mais que, por menos que...
Ela não foi aprovada,
embora tenha estudado com dedicação.
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CONDICIONAIS
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(Indicam condição):
se, caso. Também as
locuções: contanto que, desde que, dado que, a menos que, a não ser que,
exceto se...
Ela pode ser aprovada, se
estudar com dedicação.
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(Indicam condição):
As locuções para que, a
fim de que, por que...
É necessário estudar com dedicação,
para que se obtenha aprovação.
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TEMPORAIS
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(Indicam circunstância
de tempo): quando, apenas, enquanto...também as locuções: antes que, depois
que, logo que, assim que, desde que, sempre que...
Ela deixou de estudar com dedicação,
quando foi aprovada.
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CONSECUTIVAS
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(Indicam consequência):
que (precedido de tão, tanto, tal) e também as locuções: de modo que, de
forma que, de sorte que, de maneira que...
Ela estudava tanto, que
pouco tempo tinha para dedicar-se à família.
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INTEGRANTES
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(Introduzem uma
oração):se, que.
Ela sabe que é importante
estudar com dedicação.
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Fonte: http://www.infoescola.com/portugues/conectivos/
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