RESUMO DO ARTIGO PEDAGOGIA SOCIAL: BREVE REVISÃO DE LITERATURA SOCIAL LEIA NA INTEGRA
PUBLICADO NA REVISTA PEDAGOGIA SOCIAL Nº 02 - UFF - RJ - BRASIL
CLIQUE NO TÍTULO DO ARTIGO E LEIA.....
JACY MARQUES PASSOS
jacyedusocialrj@gmail.com
NARA SOARES COUTO
narasoarescouto@yahoo.com.br
RESUMO: A pedagogia Social existe desde a antiguidade. No século VI, na Grécia
antiga, trabalhava-se o conceito sem a utilização do termo. Todavia, os precursores
que, de alguma forma, contribuíram para o fortalecimento da Pedagogia Social, por
intermédio do desenvolvimento das atividades educacionais, não se preocupavam
com a questão da pobreza, dos aflitos e nem como auxílio social. Isso produzia
impactos maiores no tocante a seu emprego nas ações pedagógicas em detrimento
a sua aplicação prática na vida social. Esse percurso histórico explica porque
atualmente a disciplina científica Pedagogia Social ocupa lugar fundamental nas
ciências da educação e marca presença em contextos formais, não formais e
informais em um universo multidisciplinar. O alicerce histórico que embasa esse
capital cultural carrega intrínseco à sua aplicação, a reflexão, espaços de debates e
a problematização que lhe é peculiar. A relação educador x educando demanda
questões transversais que permeiam décadas e recrudesce a urgência em quebrar
paradigmas de metodologia mecanicistas e liberal de educação. Tais demandas
apontam para a desconstrução dos modelos que provaram sua ineficácia no
processo ensino e aprendizagem. Na escola é possível notar não somente o
dualismo e a violência simbólica, mas também práticas do passado conteudista e de
memorização devido às resistências presentes nesse contexto. A Pedagogia Social,
na sua completude e amplitude, é holística, diferencia-se na relação educador e
educando para que efetivamente,se construa uma educação afirmativa e com
resultados mais expressivos inerentes às suas práxis, diferentes daquelas do
passado. Em seu aspecto epistemológico, na perspectiva de avanços significativos
em conformidade conceitual, a Pedagogia Social, com suas especificidades e
relevância histórica, contrapõem práticas do passado e possibilita produzir essa
reflexão com vistas à sua ressignificação. Tal necessidade se torna premente
quando entendemos que a Pedagogia Social, a partir de seus pressupostos, pode
evidenciar a concernência social e política desta disciplina. A luta, não é
exclusivamente por ela, mas por uma Educação Social mais reflexiva, libertadora,
problematizadora, com igualdade de oportunidades, deveres e direitos iguais para
todos. Além disso, luta-se por uma educação plena, menos dualista e sem violência
simbólica que, na consciência do devir, recrudesça a transformação do educando
cidadão, para que tenhamos uma sociedade mais justa, igualitária e com direitos e
justiça social, em todas as áreas em que paire o respeito às leis com respeito ao ser
humano como preconiza as Nações Unidas para a sociedade do século XXI.
Palavras-chave:
Pedagogia Social, Educação Formal e Educação não Formal
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO
Um grande abraço!