Seguidores

Translate

Wikipedia

Resultados da pesquisa

quarta-feira, 3 de maio de 2017

COMO UTILIZAR: A - HÁ - Á - À



a: é usado antes de substantivos (coisas, pessoas, lugares ou emoções) para definir algo.
Ex.: “A bicicleta é bonita.”; “A Catarina não foi simpática.”; “Eu vi a cobra.”
á: é usado para acentuar a sílaba tónica de uma palavra (nunca é usado isoladamente).
Ex.: água; árvore; mágica; vácuo; página.
à: implica uma direção, sentido ou ação (é sempre usado isoladamente exceto aquando da fusão com artigos ou pronomes como em: às, àquelas, àqueles).
Ex.: “A Maria foi à igreja.”; “Ele passou à sua porta.”; “Eu dei doces à minha mãe.”
: implica que existe ou que se tem algo.
Ex.: “ muito tempo que não via a Joana.” (“Tem muito tempo que não via a Joana.”); “ coisas que não se explicam.” (“Tem/existem coisas que não se explicam”). “O correio -de chegar em breve.” (“O correio tem de chegar em breve.”)
Não confundir com: ha, hà (não existem) e ah (é usado como interjeição no sentido de admiração. Ex.: “Ah! Aquela é que é a sua casa? Pensei que fosse a do lado.”)
EXEMPLOS:


                              “A blusa é nova?”           À/Á/Há blusa é nova?”
       "Isso aconteceu  quanto tempo?”     “Isso aconteceu á/à/hà/ah quanto tempo?”
               “Eu fui à casa de banho.”                “Eu fui a/á/há casa de banho.”
        "lágrima; espátula; águia; ágil"            "làgrima; espàtula; àguia; àgil"
                       “Ah! Que sorte!”                           “Há/ha/hà, que sorte!”
Disponível em: https://palavradodia.com/2013/08/05/a-a-a-ou-ha/ acessado em 03/05/17

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO
Um grande abraço!